quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A CRIAÇÃO DA RÁDIO PÁTIO “VALE ESTUDANTIL” NA ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSORA VIRGÍNIA CURY” - ARÃO MARTINS SILVA “GESTOR ESCOLAR”

Este Projeto foi apresentado ao IBS –Programa Brasil Solidário.
1 Projeto: Criar Rádio Pátio “VALE ESTUDANTIL” Escola Municipal “Professora Virgínia Cury”
1.1 Tema: A Criação da Rádio Pátio na escola Municipal “Professora Virgínia Cury”
1.2 Gestor: Arão Martins Silva
1.3 Área do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
2 JUSTIFICATIVA
O presente projeto visa à criação de uma rádio pátio ao ambiente escolar e como a música sempre esteve presente nas tradições culturais de cada época será mais do que justo criar a Rádio Pátio “Vale Estudantil Professora Virgínia Cury” com diversos programas e vinhetas visando assim, o bem comum e social desta comunidade.
O funcionamento corresponderá ao horário do recreio e em eventos que a escola venha oferecer aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental distribuídos nos turnos matutino e vespertino com um total de aproximadamente 400 alunos para o ano letivo de 2011 e como a escola tem valor fundamental na formação do cidadão cabe a comunidade escolar composta por professores, funcionários, alunos, pais e aos demais membros da comunidade fazer usos das mídias educacionais existentes dentro da escola.
Vale ressaltar que a Escola Municipal “Professora Virginia Cury”, iniciou-se a partir do ano de 2000 está localizada à Praça Getúlio Vargas, 19 – Centro de Balsas, Maranhão, tendo como Gestor Geral: Arão Martins Silva.
A Escola funciona em prédio próprio e neste ano de 2010 está ofertando o Ensino Fundamental de 9 anos com sala multifuncional e alunos inclusos nos turnos: matutino e vespertino com um total de 387 alunos regularmente matriculados
A ideia contida aqui não é a de formar pequenos radialistas, mas fazer com que esses estudantes possam se apropriar dos instrumentais dessa mídia, para fazer uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A Rádio Pátio “Vale Estudantil” na Escola Municipal “Professora Virgínia Cury” deve ir além disso, construindo propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração para a melhoria das relações entre as pessoas, que discutam questões ligadas a construção do projeto de vida, sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.
Pretende-se mostrar que a valorização da comunicação será alcançada e que a compreensão da importância dos meios de comunicação frente a sociedade em geral é fruto desta experiência e de tudo que envolverá a montagem dos equipamentos, seu manuseio, a montagem da programação, chegando à palavra lançada no ar.
3 OBJETIVOS:
Geral
• Programar uma Rádio na Escola para divulgar os propósitos pedagógicos da escola, divertir e informar.
Específicos
* Promover a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente;
* Divulgar atividades, eventos, etc. a todos os freqüentadores da Escola;
* Divertir a todos com anedotas, piadas e músicas alegres, dançantes, com letras interessantes;
* Permitir o conhecimento das atividades da Escola sem a necessidade de envio de correspondência ou recado nas salas de aula;
* Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão.
* Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto.
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS: Computadores, mesa de som, caixas de som, microfone, equipamento utilizado num programa de rádio via internet, tape deck, gravador (Repórter), transmissor ou amplificador e CD Player.
5 METODOLOGIAS
Através do projeto, os alunos aprenderão que o rádio deve ser um recurso complementar e não substitutivo à atividade desempenhada pelo educador em sala de aula e o Projeto de Aprendizagem se desenvolverá obedecendo as seguintes etapas:
1ª etapa: A metodologia consiste na inscrição de alunos para o trabalho na sala de informática pesquisando o audacity. Após essa pré-seleção faremos a gravação de algumas atividades para colocar na rádio escolar. Paralelamente a isso eles conhecerão os principais requisitos para a montagem da rádio, sua programação, escolha dos componentes para gravar a voz, criar os textos ou selecionar as poesias, pensamentos e temas corresponderão às necessidades provindas da escola.
2ª etapa: Faz-se uma reunião com todos os interessados falando da importância de uma rádio escolar, da necessidade dele conhecer o audacity e em seguida da possibilidade de disponibilizar o seu tempo para futuramente criar e gravar alguns programas para a rádio da Escola Municipal Professora virgínia Cury no contra turno que corresponderão aos quatro períodos de cada ano letivo.
3ª etapa: Elaborar com os alunos os passos para a gravação do programa e em seguida gravá-lo e editá-lo em dada período do ano letivo.
6 CRONOGRMAMA DE ATIVIDADES E PERÍODO ENVOLVIDO
Atividades Responsável Período de realização
• Reunião para avaliação da implantação da Rádio na Escola entre os componentes dos órgãos colegiados. Diretores, coordenadores, professores e colegiado escolar.
1ª quinzena de Novembro de 2010
• Levantamento de necessidade de equipamentos – aparelhagem básica, colhendo orçamentos. Diretores, coordenadores, professores e colegiado escolar. 2ª quinzena de Novembro de 2010
• Apresentação do Projeto a comunidade escolar. Membros colegiados escolhidos na reunião inicial. 1ª quinzena de Dezembro de 2010
• Compra ou doações e instalação da Rádio Técnicos contratados. 1ª quinzena de Fevereiro de 2011
Execução
• Como manejar os equipamentos, como gravar os programas, como eleger a melhor música, etc. Diretores, coordenadores, professores e alunos 2ª quinzena de Fevereiro de 2011
• Montar vinhetas com fundo musical e gravar Alunos do Ensino Fundamental de 9 anos. 1ª quinzena de Março de 2011
• Selecionar músicas com musicalidade e letra condizente com ambiente educacional Alunos do Ensino Fundamental de 9 anos. 2ª quinzena de Março de 2011
• Analisar as informações de todos os setores da Escola para divulgar em dias e horários onde serão mais escutados. Alunos do Ensino Fundamental de 9 anos. 2ª quinzena de Março de 2011
• Pôr em prática o Projeto com programas diários, com estilos diferentes de músicas e formato. Grupos escolhidos pelos professores, através de sorteio, integrando ao Ensino Fundamental de 9 anos. 1ª quinzena de Abril de 2011
• Reunião da avaliação do projeto Professores, alunos e Coordenador Pedagógico 2ª quinzena de Abril de 2011
REFERÊNCIAS
pt.w jornalismoecomunicao.blogspot.com
jornalismoecomunicao.blogspot.com
rdio-ptio-chance-de-o-aluno-viver-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário